Os Templários e o Descobrimento do Brasil

A ARLS Lisboa nº 4.150, Oriente de Santos, SP, realizou Sessão Pública Virtual de Palestra em 14 de maio de 2020, com o tema “Os Templários e o Descobrimento do Brasil”, proferido pelo Irmão João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação do Grande Oriente do Brasil.

Presidida pelo Venerável Mestre, Irmão Reinaldo Coelho Medeiros Jr, O evento contou com representantes de 63 Lojas, totalizando 127 participantes, entre Irmãos e convidados. Entre outros, foi contabilizada a presença de Irmãos de Portugal, Argentina e Venezuela.

O tema foi desenvolvido a partir da desmistificação de que o Brasil não foi descoberto por acaso. Nossa história se inicia em 1.128, quando o Papa Honório II aprova a Ordem Templária. Com a sua extinção em 13 de outubro de 1.307, os Templários renascem em Portugal, como Ordo Militiae Jesu Christo, pela Bula Papal Ad ea ex-quibus , de João XXII, em 14 de Março de 1319. Para a Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo foram transferidas as propriedades e privilégios da extinta Ordem dos Templários, iniciando-se a era das grandes navegações. A partir daí, começa nossa verdadeira história. A Ordem financiou várias expedições, dentre as quais a do descobrimento. Foi ressaltado que a costa brasileira já era conhecida e mapeada, porém foi aguardado o Tratado de Tordesilhas, que garantiu a posse a Portugal. Demonstrando-se sinais templários em todos os rincões da nação brasileira, a palestra foi finalizada com uma reflexão, “Somos herdeiros dos Templários, embora tenhamos perdido tal elo nas brumas do tempo”.

Assista a Palavra completa em:   https://youtu.be/_8sAbbgOryk

Fotos: João José Viana | João Vitor Badiali





Postagem Anterior Próxima Postagem